terça-feira, 30 de junho de 2009

Pessoas, Organizações e Administração de RH - 01

As pessoas e as organizações estão engajadas em uma complexa e incessante interação: as pessoas passam a maior parte de seu tempo nas organizações (das quais dependem para viver) e as organizações são constituídas de pessoas (sem as quais não poderiam existir). Sem pessoas e sem organizações não haveria Administração de Recursos Humanos (ARH).

Uma organização existe somente quando se juntam duas ou mais pessoas que visam cooperar entre si a fim de alcançarem objetivos compartilhados que a simples soma de suas iniciativas individuais não permitiria alcançar.

Existe uma variedade enorme de organizações: empresas industriais, prestadoras de serviços, bancos, financeiras, universidades e escolas, instituições governamentais, hospitais, grupos religiosos, etc.

As organizações podem ser estudadas e analisadas segundo o modelo da Teoria dos Sistemas: elas são sistemas abertos que importam do ambiente externo energia, informações e outros recursos, os transformam e os exportam de volta dentro de ciclos recorrentes de atividades. As empresas são um sistema sócio-técnico, pois são compostas de um sistema técnico e de um sistema social que se entrelaçam intimamente, administrados por um sistema gerencial. Os diversos setores dentro da empresa são eles próprios subsistemas dentro do sistema maior. Os fornecedores, clientes, concorrentes e organizações complementares também são sistemas. Portanto, as organizações são sistemas interagindo com sistemas. Por fim, cada membro da nossa organização e das outras com as quais ela interage, cada indivíduo humano é em si mesmo uma entidade sistêmica.

Ao estabelecerem seus objetivos as empresas definem sua racionalidade. Com isso as empresas desenvolvem estratégias para alcançar os objetivos. Como os sistemas abertos, as organizações mantêm um íntimo intercâmbio com o ambiente externo e a interdependência da organização com o seu ambiente externo conduz ao conceito de eficácia organizacional. A eficácia organizacional depende do alcance dos objetivos, da manutenção do sistema interno (pessoas e recursos não-humanos) e da adaptação ao ambiente externo. Daí a importância do papel da ARH na vida das organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário